domingo, dezembro 16, 2007

FESTA DA PAZ, NO PAVILHÃO MUNICIPAL...

Póvoa de Varzim, 16.12.2007 - O Encontro pela Paz viveu hoje um dos seus momentos altos, com a tradicional festa, no Pavilhão Municipal, a Marcha pela Paz e a deposição de flores na taça, colocada na Praça do Almada.
A tarde começou com a já tradicional largada de pombos, no exterior do Pavilhão, e com a novidade que foi, nesta edição, a Árvore da Paz, uma árvore com folhas feitas de dezenas de mensagens, e a Tocha da Paz, que no sábado percorreu as freguesias do concelho, esteve no jogo de futebol que se realizou no estádio do Varzim e terminou a sua marcha nesta tarde de festa. Transportada por atletas de associações locais, esta tocha, cedida pelo Comité Olímpico português, permaneceu depois no interior do Pavilhão, num dos lados do palco, com a sua chama tímida mas simbólica a lembrar a fragilidade da Paz, que é o motivo deste evento.
Pelo palco passaram depois as Xaile, uma banda portuguesa, predominantemente feminina, que mistura na sua música influências celtas e temas da tradição popular portuguesa e que ofereceu um excelente espectáculo a todos quantos se juntaram para esta tarde de festa. A acompanhar a ritmada música das Xaile, estiveram os alunos de Joana Rios, da Academia Gimnoarte. Uma excelente combinação, que emprestou ainda mais movimento à excelente actuação da banda.
Presente no Encontro, como sempre, esteve a escritora Luísa Dacosta, que escolheu a poesia de Tiago de Melo, do livro “Faz Escuro mas eu Canto”, para falar de Paz. Porque, conforme lembrou Luísa Dacosta, continua a haver sofrimento, guerra e desigualdade e, se em Portugal sentimos uma certa tranquilidade, ela não é real porque, como disse, “podemos estar em Paz, mas esta não é a Paz desejada pelos poetas”.
A tarde terminou com a marcha da Paz, que percorreu as ruas da cidade até à Praça do Almada, onde se colocaram flores brancas na Taça da Paz. As flores vão aqui ficar até dia 1, Dia Mundial da Paz, altura em que serão atiradas ao mar, numa cerimónia simbólica e sempre emotiva. Para quem não teve ainda oportunidade de participar neste Encontro pela Paz pode fazê-lo, deixando a sua mensagem na Árvore da Paz, que se encontra na Casa da Juventude, até dia 11 de Janeiro. No Diana Bar está também uma exposição de trabalhos sobre o tema, até dia 12 de Janeiro, dia em que termina o encontro, com a passagem, às 21h30, do filme dos melhores momentos desta edição e a actuação dos Pequenos Cantores de Amorim, do Coro Infantil de Amorim e Amorim&Laundos Ensemble.
Conteúdo relacionado:
Encontro pela Paz inaugurou esta tarde exposição no Diana Bar
Programa do Encontro pela Paz apresentado hoje
Galeria de imagens

Sem comentários: