quarta-feira, junho 25, 2003

PROFISSÃO:

Sempre que eu digo que sou professor… tento logo mudar de assunto… porque já sei que a seguir vem a pergunta “De quê?” e aí meus amigos tá tudo… perdido… tou memo memo tramado… eu ainda tento disfarçar… fazer de conta que não ouvi… ou que não percebi a pergunta… mas… não dá… então eu respondo “de matemática… e CIÊNCIAS”… meus amigos… tá tudo perdido… a partir do momento em que a palavra Matemática é dita… acabou… até posso dizer que também dou Ciências da Natureza… que até tenho uma especialização nesta área… não adianta… “Matemática?!?
Acreditem que não é nada fácil ser professor nos dias de hoje… quanto mais professor de matemática…
Uma das primeiras dificuldades com que me deparo é a falta de motivação por parte dos alunos que no meu caso como professor de matemática é ainda maior… e pior os pais aceitam com naturalidade que os filhos não tirem boas notas a matemática… "Tiraste negativa? A quê? A matemática? Deixa lá… é difícil… Deixa lá… Não és nenhum génio…"
Os meus alunos até fazem sempre o trabalho de casa… sempre… o livro tem as soluções nas últimas páginas… eles estão tão habituados a ir às soluções que quando chega a altura dos testes vão logo à última página… depois é que surgem as dúvidas… até aí ninguém tinha dúvidas… trabalhos de casa… exercícios… nada… nem uma única dúvida… depois é… “Professor… Professor…” eu até já pensei pôr uma máquina de tickets… "A sua senha? Ora bem… agora é o n.º"…
E as caras deles durante os testes… e a minha ao corrigi-los?!?
E eu esforço-me para que os exercícios/problemas tenham que ver com o dia-a-dia deles… do género… “O Joãozinho tem o pai pescador… o pai da Lígia tem uma padaria… a mãe do Zequinha é…” pois “o pai é…” pois… com ele não dá...

Sem comentários: