terça-feira, fevereiro 07, 2006

GOSTO MUITO DE ANIMAIS...

Sempre tive animais de estimação… peixes, canários, periquitos, tartarugas… (as tartarugas são a minha fonte de inspiração para os filmes do Manoel de Oliveira)…
Recentemente tem havido alguns problemas entre os peixes e as tartarugas (as tartarugas querem hibernar e não conseguem por causa da luz do aquário dos peixes)
Em relação a cães e gatos… Eu confesso que nunca gostei muito de gatos… são animais demasiado independentes… (diferenças entre cães e gatos… comer… obedecer… a cena de atirar o pau…)…
Eu tive um cão espectacular… e se me permitem presto-lhe aqui a minha homenagem… o Jackie era um cão funtástico… jogava à bola como ninguém… se fosse hoje tinha lugar num dos grandes da Super-Liga Portuguesa… era um cão muito bem educado e asseado... entretanto foi envelhecendo e apareceu lá pela rua uma cadela que mais tarde ficou connosco… a Branquinha… eles tiveram um romance… mas era um amor platónico… Mas infelizmente ambos partiram...
é a vida… é a morte…
Eu pessoalmente gostaria de morrer a dormir como o Zé da Esquina… e não aos gritos como os passageiros da camioneta que ele conduzia…
É curioso que eu tenho assistido nalguns funerais as pessoas a baterem palmas… será que estão à espera que o morto se levante “Obrigado… obrigado… agora desculpem, mas tenho que ir… dormir!!!”…
No meu funeral eu desejava que as pessoas sorrissem e contassem anedotas… sim porque no da Amália estava tudo a cantar fados…
Como é que será no da Mónica Lewinsky?!?…
Já estou a imaginar...

SOU UM POUCO SUPERSTICIOSO...

Mas isto de ser supersticioso tem as suas desvantagens… é que ser supersticioso dá Azar!!!
Costumo ler os signos… tenho uma colega minha na escola que está sempre a ler os signos… ela lê tudo… signos, mãos, pés, cartas… noutro dia até lhe pedi para ela ler uma carta porque eu não percebia a letra…
Mas há um signo que eu acho curioso… o signo virgem… porque as previsões para este signo são sempre praticamente as mesmas “Não saia de casa, evite festas, saídas e noitadas. Fique em casa e dedique mais tempo a si.
Com previsões e conselhos destes, não admira que este signo tenha este nome... e as pessoas deste signo não mudem… e nunca passem a pertencer a outro…
Eu fui do signo virgem até aos 19 anos… confesso que já estava cansado… e era “gozado” pelos meus amigos… mas eu queria que fosse com alguém especial e num local especial… o local especial era fácil… bastava um pouco de imaginação e acreditem que eu tenho muita… mas não encontrava a pessoa especial… até que disse para mim mesmo… ou seja para Me, Myself and I:
- Tenho que perder a virgindade com uma rapariga… nem que ela seja Boa!!!

CINEMA E TEATRO...

No Teatro, pertenço (teoricamente) a duas companhias… sim porque uma companhia para mim nunca foi suficiente…
Pertenço desde 1999 ao Varazim Teatro e faço animações de rua para o Teatro Art’Imagem
Em Dezembro de 2004 quando acabei o curso de Clown cheguei a casa e mostrei o diploma à minha Mãe:
- Mãe, já sou palhaço… com diploma
- Eu sei filho eu sou tua Mãe, não te esqueças, conheço-te bem… Diploma pra quê? Tu não precisas!!!
Agora as pessoas respeitam-me muito mais...
- Ó palhaço…
- Sr. palhaço… atenção à confiança… Já sou palhaço… com diploma!!
Quando iniciei o primeiro Workshop em '99 logo me disseram que eu tinha “muito jeito”… isso deixou-me a pensar… o que é isso de “ter jeito”… (como será ter jeito noutras profissões?... no cinema…nos filmes porno).
Também já fiz cinema… é verdade… entrei num filme do Manoel de Oliveira… o casting foi muito duro… primeiro tive que fazer de homem estátua durante uma hora… depois para as cenas mais movimentadas tive que dar dois passos em meia hora… e dizer:
- Depressa estamos a ser perseguidos!

PARA ALÉM DE "VENDER AULAS"...

Sim, porque hoje em dia já ninguém dá nada a ninguém… Já agora queria esclarecer uma coisa, porque há muita gente que fica muito confusa quando eu digo que sou professor de matemática… EU NUNCA fui muito bom aluno a matemática… por isso percebo perfeitamente as dificuldades dos meus alunos… e sou solidário com eles:
- S'tor, não percebo nada…
- Deixa lá eu também não percebia…
Em 26 de Janeiro de 2005 "montei" uma empresa de Karaoke "TiKo e TeKo" que tem sido um sucesso… é o que acontece quando se juntam um palhaço e um DJ reformados…
Também faço uns sketches para a rádio Onda Viva no programa "Amanhecer" do meu amigo João Silva… São uns pequenos apontamentos humorísticos… onde dá para “ver” perfeitamente o meu humor… especialmente a parte mímica e a fisicalidade como diz o meu amigo Pedro Tochas… o gajo da frize… sim porque eu e o Pedro somos grandes amigos… somos tu cá tu lá… Noutro dia ele até me disse:
- Aparece lá em casa às onze… não está ninguém…
E assim foi… toquei, toquei… e era verdade… não estava ninguém!!!…

NESSE MESMO DIA...

Em que fiquei sem amígdalas, o meu Pai sabendo que eu ia passar algum tempo até arranjar outras… ocupações ofereceu-me uma caixa de magia… “Nada na Manga” e logo ali me disse:
- Filho acabaste de fazer a tua primeira magia… esvaziaste-me a carteira!!! Nada na Manga, Nada na Carteira!!!
Eu sempre gostei muito de magia e ilusionismo… o meu ídolo era o David Copperfield… não conhecem?!? É o Luís de Matos americano… e aqueles seus truques fantásticos… fazer desaparecer um avião… a Torre Eiffel… mas para mim o melhor truque que ele fez foi… comer a Cláudia Schiffer!!!
Tive sempre muitos ídolos… aliás como todos os miúdos… eu via aqueles programas de humor… e pensava… "Eu também consigo fazer aquilo na boa!!!"…
Eu quando era miúdo gostava de fazer muitas coisas, queria ser muitas coisas, acho que acontece um pouco com todos nós, depois com o tempo, à medida que vamos crescendo, vamos amadurecendo, ficando adultos e vamos definindo aquilo que queremos ser o caminho que queremos seguir… coisa que não aconteceu comigo!!! Pois continuo a fazer mil e uma coisas… a minha Mãe costuma dizer que sou o "Homem dos 7 instrumentos"… o que me tem trazido alguns problemas… Porque há miúdas que ficam entusiasmadas a pensar "mmmm... 7… mmm… ele é memo bom" e depois sentem-se defraudadas (e decepcionadas) porque é só um!!!

BEM... NA VERDADE...

Tudo começou a um tempo atrás… (Não, não foi na ilha do sol)...
Foi quando fiquei doente e tive que ir ao hospital… às urgências… já estão a ver… só o tempo de espera dava para escrever uma enciclopédia da minha vida… em 33 volumes!
E depois perguntam-nos:
- É urgente?!?
- Não… eu sou médico, já me examinei… não é nada de grave… só vim até aqui para escrever o meu próximo espectáculo… é um local sossegado… não há fumo...
Vou para a sala de espera… nome curioso não acham? Sala de Espera… então fiquei lá eu à espera… e comecei a ler aquelas revistas que estão em todas as salas de espera… revistas do século passado… confesso que com algumas fiquei na dúvida se eram recentes ou antigas… vi lá uma com o Dr. Mário Soares…
De repente a médica vem e diz que me vai atender…
- Agora?!? Não, não, agora espere… Ainda me faltam algumas revistas para ler… agora sente-se aí e... Espere!
É sempre assim… marcamos uma consulta para as 4h e só somos atendidos às 8h… É para dar tempo para lermos as revistas da sala de espera…
Uma coisa que eu nunca percebi foi porque temos que falar baixinho… será que ninguém sabe que vamos ao médico?!?
Outra coisa que eu nunca percebi é como é que para ser médico é preciso estudar tanto se quando chega a hora de nos examinar só há duas coisas que eles nos fazem…. Uma é fazer de conta que nos estão a medir a tensão… (brincar com a bombinha de ar) a outra, é mandar-nos abrir a boca e pôr a língua de fora e eles:
- mmm…
- mmm?!? - O que é que isto quer dizer?!? A minha língua merece pelo menos um "UAU!!" Um escalope destes… E depois põe-se a espreitar lá para dentro… deve estar à procura do meu "Eu Interior"… e depois diz-me:
- Diga 33!!!
- Eu sei… EU JÁ SEI QUE TENHO 33… QUASE 34!!
A verdade é que tive que ficar de "molho" por causa duma amigdalite… grande amiga… da Lite… e eu que nem conheço a Lite… nem a amiga!!!
Mas a verdade é que eu não tenho amígdalas… há muito tempo… desde miúdo… é verdade que às vezes sinto falta delas… afinal de contas eram as minhas amígdalas… iam comigo pra todo o lado… as amígdalas são para as ocasiões…
Acho que vou pôr um anúncio…
"Amígdalas precisam-se"… ou…
"Jovem, solteiro e bom rapaz procura amígdala para futuro relacionamento e quem sabe compromisso sério"…

DEPOIS DO ESTRONDOSO SUCESSO...

(Sou apenas Eu que o digo, mas podem confiar... ou não!!!) que foi o "Me Myself and I"… era inevitável uma continuação… uma sequela… sim porque estas coisas deixam marcas… e há sempre coisas que ficam por contar… e outras que entretanto vão acontecendo… e a decisão final (ou quase) de fazer um novo espectáculo aconteceu quando completei 33 anos…
Pessoalmente acho que é uma idade marcante por vários motivos… primeiro porque o meu Pai casou aos 33, segundo porque Jesus Cristo morreu aos 33… Um enforcou-se e ao outro mataram-no, logo antes que me acontecesse alguma coisa a mim, decidi que deveria fazer rapidamente alguma coisa… e então surgiu a ideia de fazer um espectáculo que assinalasse os meus 33 anos de vida… mas de uma forma divertida… contando os episódios mais engraçados…
Só que me deparei logo à partida com 2 problemas… Não me lembro de quase nada… dizem que sou muito esquecido… não me lembro porque razão… e também se calhar não há assim nada de divertido para vos contar…
Por isso cheguei à triste conclusão que o espectáculo seria muito curto!

JÁ LÁ VÃO MAIS DE 3 ANOS...

Depois de ter escrito a primeira versão do "Me, Myself and I" isto apesar do texto andar na minha cabeça à muito tempo, à 50 mil anos, desde quando eu era dinossauro… dizem que sou exagerado, mas eu já disse 50 mil vezes que não… também dizem que sou um pouco egoísta, mas também não vou partilhar o porquê com vocês…
Só em 25 de Junho 2003 é que tomou a forma de espectáculo (e de Blog!!!)… começou em pequenos bares, depois projectou-se para grandes auditórios… para acabar novamente em pequenos bares… como algo que cresce atinge o clímax e depois regressa ao estádio inicial…
Mais de 3 anos de espectáculos memoráveis… como por exemplo numa discoteca de Leiria onde foi muito complicado falar… (Volume da música muito elevado)... foi uma actuação que me marcou muito… digo isto porque vim todo pisado para casa depois de ter desligado a música… fiquei com um Traumatismo Ukraniano… trabalhava lá na discoteca uma miúda Ucraniana muito gira e eu fiquei completamente apanhado por ela… outro espectáculo em Braga numa festa de Natal , onde a menina que estava a apresentar a festa diz: "Vamos ter agora um rapaz a contar anedotas…"
E eu: "Olá! Eu sou o rapaz que vai contar anedotas… Era uma vez…" e começo a fazer tudo menos contar anedotas… malabarismo… escultura de balões… mímica… e no fim "Ah… ah… ahhh… Obrigado…" e o mais incrível foi no final alguém vir ter comigo agradecer e dizer que tinha gostado muito mas que eu tinha contado poucas anedotas…
Eu até gosto de anedotas mas nunca tive muito jeito para conta-las… (contar com os dedos)... são muitas… gosto é de mima-las… (ex: a anedota dos passarinhos)… acho muita piada à língua gestual (mimar uma discussão, um debate político, e finalizar com o gesto “senhoras e senhores foi um prazer”)…
Outro espectáculo em Viana do Castelo, onde depois de ter enviado por e-mail os meus dados, informação do espectáculo, etc., chego ao local e o cartaz era este ( Um Macaco?!?)… "Boa noite! O macaco está atrasado… entretanto eu vou tentar… entreter-vos… com umas macacadas…"

segunda-feira, fevereiro 06, 2006

É SÓ PRA RELEMBRAR...